Caso você não consiga encontrar a pessoa para qual passou o cheque é necessário primeiro pedir no banco a microfilmagem e o histórico de cheque, assim você pode conseguir identificar quem passou e a conta que o cheque foi depositado.
Caso descubra na conta de quem foi depositado entre em contato com o banco da pessoa e tente algum meio de contato com a própria, se for uma empresa, com o representante financeiro da mesma.
Depois de entrar em contato com a pessoa que depositou o cheque você o resgata (paga o cheque e o pega de volta) e o apresenta no banco, para comprovar que já foi pago e assim o banco limpa seu nome em poucos dias.
Se a pessoa não tiver mais o cheque, deverá fazer uma declaração de que o valor foi quitado, precisa informando todos os dados do cheque, declarar que o perdeu, mas que recebeu o valor correspondente. Esta declaração também deverá conter todos os dados de quem recebeu o cheque e deve ser assinada e depois autenticada no cartório.
Se você não conseguir encontrar a pessoa depois de pegar a microfilmagem e o histórico de cheque você leva as informações conseguidas até um advogado para que ele te auxilie sobre o assunto. O advogado provavelmente irá entrar com uma ação de consignação de pagamento, se o juiz aceitar a ação ele pode determinar a exclusão imediata dos registros de credores.