Administrar bem suas finanças não é tarefa fácil, muitas vezes perdemos o controle e quando vemos já se tornou uma imensa bola de neve sem previsão para o fim. Sabendo disso trouxemos algumas dicas para evitar esse tipo de preocupação, melhorar seu orçamento familiar e não ter seu nome sujo.
Liste suas despesas
O primeiro passo para organizar suas finanças é listar suas despesas e seus ganhos, fazendo assim uma planilha simples onde você consegue ter uma visão clara do quanto está gastando e onde pode diminuir os gastos.
Gaste com o que realmente vale a pena
Vale mais a pena ir para o happy hour toda semana ou economizar para fazer uma viagem no feriado? Se você gosta muito de curtir com os amigos, não há nada de errado em gastar no happy hour, mas se seu maior interesse é conhecer novos lugares, vale a pena economizar.
Crie metas
Para economizar nada melhor do que um objetivo, se você quer trocar de carro, foque nessa meta e economize até conseguir chegar lá. Observar sempre onde estão suas maiores despesas e ver se consegue cortar alguns gastos supérfluos.
Não compre por impulso
Essa dica é a mais clara de todas, não haja por impulso. Gostou de um sapato pense, repense e reflita muito bem onde aquilo vai entrar em seu orçamento e se realmente você precisa daquele gasto naquele momento.
Aplicativos de finanças no celular
Funciona como a planilha, mas ao alcance de suas mãos sempre. Você cadastra no celular todas as despesas que está tendo ao longo do mês, com isso você consegue saber quanto ainda pode gastar o que evita estourar o orçamento. Alguns aplicativos até avisam quando sua fatura está para vencer, o que facilita muito na hora de pagar as contas, alguns exemplos são: Easy Money, Meu Dinheiro, Controle Financeiro, Orçamento Inteligente, entre outros.