1. Faça uma planilha. Para economizar é preciso primeiramente ter total conhecimento de suas despesas, a planilha te ajuda a ter maior ciência dos gastos e organiza-los de melhor maneira.
2. Defina metas de quanto você pode economizar por mês, o recomendado é economizar aproximadamente 15% do seu salário, porém se não for possível não se desespere, qualquer economia vale.
3. Crie uma poupança, para seguir a dica acima o que ajuda é criar uma poupança para que você possa guardar de maneira segura o dinheiro que economizar.
4. Pague as contas no dia que receber. Se possível mude a data de vencimento das contas fixas para logo após o dia do pagamento, assim você evita atrasos e fica apenas com o dinheiro que não está comprometido na conta.
5. Se a sua renda for variável se previna. A dica é olhar para os últimos 12 meses e identificar a renda máxima, a mínima e fazer as contas com a média dos meses, dessa maneira é mais fácil sobrar do que faltar.
6. Economize nas contas fixas como água e luz, parece que não, mas no fim do mês qualquer economia faz diferença.
7. Economize no supermercado. Evite ir ao mercado sem comer, não leve as crianças e vá com tempo disponível para poder pesquisar os menores preços e ofertas.
8. Corte gastos supérfluos e extras, como comer fora, comprar roupas sem necessidade e assim por diante.
9. Se tiver dividas foque em quita-las para ficar livre dos juros e focar apenas em contas atuais.
10. Avalie as formas de pagamento. Muitas vezes os juros do cartão são uma cilada e economizar para comprar algo à vista compensa mais.
11. Mude os hábitos em família. Não adianta absolutamente nada você mudar sozinho, organize uma reunião familiar para que todos os familiares ajudem e colaborem no corte de gastos.